Acesso R√°pido

Inscri√ß√Ķes Abertas

Com o objetivo de oferecer um curso de qualificação profissional a uma parcela da sociedade maranhense historicamente marginalizada pelo mercado de trabalho, o Instituto Federal do Maranhão desenvolve, em São Luís, o Projeto Mulheres Mil.

A mulher ludovicense de origem socioeconômica baixa passa por um processo ininterrupto de silêncio e afastamento da educação e, consequentemente, do trabalho formal. Dessa forma, assumem ou participam do sustento familiar com rendimento financeiro insuficiente para atender as suas necessidades básicas.

Buscando a inclusão social dessa mulher no mundo do trabalho, o Instituto Federal do Maranhão, em parceria com o governo do Canadá representado pela Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA/ACDI) e pela Associação do Colleges Comunitário do Canadá (ACCC), está oferecendo o Curso Básico de Qualificação Profissional de Técnicas de Conservação e Congelamento de Alimentos.
A meta é qualificar 160 mulheres, em dois anos, para exercerem atividades profissionais na área de conservação e congelamento de alimentos. Semestralmente, são formadas duas novas turmas do Mulheres Mil com 20 mulheres em cada uma destas.

Mulheres Mil no Brasil

O projeto está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação.

Integrado a esses eixos, o Mulheres Mil tem como objetivo promover até 2010 a formação profissional e tecnológica de cerca de mil mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte. A meta é garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.
Sustentado pelo tripé Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável, o programa possibilitará a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, visando melhorar a qualidade de vida e as comunidades dessas mulheres.

Video do Projeto Mulheres Mil de Açailândia

Veja a galeria de imagens do Projeto.

Acesse os Blogs do projeto

_____________________________