Página Inicial Departamentos Parceria IFMA/Suzano garante novo curso técnico em Imperatriz

Parceria IFMA/Suzano garante novo curso técnico em Imperatriz PDF Imprimir E-mail
Por Wanderson Lima
Seg, 28 de Fevereiro de 2011 12:46

suzanoPela primeira vez na história de Imperatriz, uma empresa investirá R$ 28 milhões para qualificação de profissionais para o mercado de trabalho. A parceria inédita foi firmada na última sexta-feira, 25, entre a Suzano Papel e Celulose S/A, o Campus Imperatriz do IFMA, o Senai/Bahia e a Prefeitura Municipal, e garantiu a abertura de 320 vagas no curso técnico em Papel e Celulose.

suzano1 suzano2 suzano3

A cerimônia foi realizada no auditório do Campus Imperatriz e contou com a presença dos representantes da Suzano Fernando Bília (diretor executivo) e Ilques Sandes de Melo (gerente de RH); do diretor do Campus Imperatriz, Francisco Alberto; do pró-reitor de Extensão, Fernando Lima; do diretor do Senai/BA, Carlos Sousa; do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; dos secretários Antonio Helluy (Trabalho); Davi Fernandes (Indústria e Comércio); Sabino Costa (Desenvolvimento Econômico), entre outras autoridades.

O curso técnico em Celulose e Papel, fruto dessa parceria, oferecerá 320 vagas para jovens a partir dos 18 anos e que já tenham concluído o Ensino Médio e garantirá a cada um deles uma bolsa de estudo no valor de R$ 800,00 durante todo o curso. A duração será de 11 meses (1300 horas/aula divididas em 8 horas aula/dia, de segunda a sábado, em dois turnos: matutino/vespertino e vespertino/noturno).

Está prevista a participarão dos alunos em estágio, também remunerado, por um período de 6 meses (360 horas), nas unidades da Suzano em Mucuri (BA), Limeira e Suzano (SP). A partir daí, a própria empresa disponibilizará empregos na área para aqueles que forem aprovados em novo processo de seleção.

“Temos um importante papel, que é contribuir com o desenvolvimento dessa região. Sabemos que pensar em desenvolvimento, significa trabalhar com ações conjuntas, ou seja, é fundamental trabalharmos em parceria”, explicou o diretor do Campus Imperatriz, Francisco Alberto.

No convênio, o Campus Imperatriz do IFMA ofertará o curso de Celulose e Papel para a comunidade; o Senai-BA disponibilizará professores de celulose e papel, e a empresa Suzano pagará os professores que irão trabalhar no curso, dará bolsas de estudo aos alunos e financiará a construção de seis laboratórios e sete salas de aula no Campus Imperatriz para a realização do curso. Só a obra do prédio de dois andares vai exigir investimento na ordem de R$ 2 milhões.

As inscrições no processo seletivo para o curso técnico em Papel e Celulose podem ser feitas pela internet a partir desta segunda-feira, 28, e serão encerradas no dia 11 de março. A prova, composta por 40 questões (20 de Português e 20 de Matemática), será aplicada no dia 3 de abril, das 9h às 12h30, apenas na cidade de Imperatriz.

Segundo o diretor executivo da Suzano, Fernando Bília, “a Suzano e o IFMA estão criando oportunidade para os jovens da região entrarem no mercado de trabalho com um grande potencial competitivo”.

Outros R$ 3 milhões serão utilizados no segundo semestre para qualificar técnicos em Manutenção, nas áreas de Eletrotécnica, Mecânica e Instrumentalização. Estes terão bolsas no valor de R$ 400,00, para um curso de 4 horas/dia com duração de seis meses.

Sobre a Suzano
A Suzano é uma empresa de base florestal que atua no setor de papel e celulose há 86 anos no país. Duas fábricas serão construídas no nordeste: uma em Imperatriz (MA) e outra no Piauí, em cidade ainda a ser definida. O investimento será na ordem de 4,6 bilhões de dólares, o que vai aumentar em 3 milhões de toneladas a capacidade de produção de celulose.

Fotos cedidas por Marcelo Silva (fotógrafo profissional).

Última atualização em Ter, 01 de Março de 2011 10:25