Página Inicial Departamentos Dilma afirma que Pronatec é ‘uma das veias’ do Bolsa Família

Acesso Rápido

Sistemas

TV IFMA

Inscrições Abertas

Editais

Dilma afirma que Pronatec é ‘uma das veias’ do Bolsa Família PDF Imprimir E-mail
Por Asscom c/informações do MEC. Foto: arquivo   
Qui, 31 de Outubro de 2013 15:39

dilmasoA presidenta da República Dilma Rousseff destacou na quarta-feira, 30, em Brasília, durante a cerimônia em comemoração aos 10 anos do programa Bolsa Família, que o “programa vai existir enquanto houver uma só família pobre no País”.


Dilma comparou o Bolsa Família com “o coração que faz circular o sangue por diversas veias”, ampliando a energia vital do Brasil. “Temos a veia do Pronatec com a educação”, referindo-se às 800 mil matrículas de beneficiários do Bolsa Família em diversos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.


A presidenta ressaltou que as críticas ao programa têm por trás críticas de um “velho preconceito assistencialista”. Segundo Dilma, o dinheiro usado no Bolsa Família não é esmola, e sim transferência de renda de quem paga os impostos para uma parte da população com quem o Brasil tem uma dívida.


Também presente no evento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que se estivesse iniciando seu governo agora, com a experiência que conquistou, começaria da mesma forma, combatendo a fome e a desigualdade.


“Dez anos depois nós consagramos aquilo que era uma dúvida, incerteza, de que pouco dinheiro nas mãos de muitos é distribuição de renda, e muito dinheiro nas mãos de poucos é concentração de riqueza. Bolsa Família é distribuição, o primeiro degrau de uma escada que não tem fim e que o povo vai continuar subindo até conquistar 100% de sua dignidade”, concluiu Lula.


Estavam presentes na cerimônia o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, demais ministros de Estado, representantes do Congresso Nacional e governadores.